Investidor ou especulador: quem é quem na bolsa de valores?

Todos que aplicam dinheiro na Bolsa de Valores se consideram investidores. No entanto, para operar com segurança neste setor, é fundamental buscar conhecimento e estar familiarizado com os termos do mercado financeiro e seu funcionamento. Neste artigo, vamos tentar explicar a diferença do investidor e do especulador para que você entenda quem é quem na Bolsa de Valores. Acompanhe!
A questão é: especular ou investir? É preciso saber a diferença entre essas duas dinâmicas, lembrando que uma boa estratégia só é bem definida quando se sabe onde se quer chegar.

Especular ou investir na Bolsa de Valores?

Apesar de repetidas vezes os termos especular e investir sejam confundidos com sinônimos, é essencial estabelecer a divisão entre os dois, lembrando que os riscos com a especulação são muito maiores, e isso influi em estratégia, expectativa de ganhos e no perfil pessoal.
Os investidores são perfis mais conservadores, pensam de médio a longo prazo e não têm a atenção voltada apenas para a ação em si, mas sim para todo o negócio que está por trás das estratégias, mapeando e fazendo um estudo detalhado da empresa, seus mecanismos e operações. Usando do próprio capital, ele corre riscos menores, e ou moderados, para alcançarem também rentabilidades moderadas, porém seguras.
Já o especulador tem um perfil mais agressivo, investe a curto, ou até mesmo em curtíssimo prazo, se atentando mais às notícias, aos rumores sobre valores e gráficos do dia, muitas vezes usando um dinheiro que não é dele para grandes investimentos e possibilidades de alta rentabilidade, porém com altos riscos.

O investidor pode ser um especulador?

É válido dizer que, em alguns casos, uma pessoa pode ter um mix destes dois perfis, ou seja, pode ser sim um investidor que adota uma estratégia de diversificação das aplicações: investe com uma pitadinha de especulação, operando em uma empresa sólida, com investimentos a longo prazo, aplicando uma pequena parcela do seu dinheiro, correndo um certo risco para conquistar uma rentabilidade maior em menos tempo.
Ou seja, é possível montar a maior parte da carteira para longo prazo, investindo em boas pagadoras de dividendos, mas também arriscar uma pequena parte, comprando ações para especular.
Erroneamente, algumas pessoas sem tanta visão e experiência colocam todo o seu capital a perder, seguindo exemplos de outros perfis que ganharam uma enorme quantidade de dinheiro, mas que estavam seguros com um grande patrimônio, podendo arriscar uma parte dele sem um prejuízo fatal, digamos assim.

Qual a melhor estratégia para operar na Bolsa de Valores?

O mais indicado é investir naquilo que conhecemos, optando por operações mais seguras de maior prazo, ou mesmo, em um determinado momento, pegando aquele capital conquistado em um “day trade” e investindo em algo de maior segurança, pois além de diversificar suas operações, há maiores chances de crescimento em seus lucros.
Com a Exponencial Investimentos você tem a orientação de nossos Agentes e acesso a produtos de investimentos diferenciados que são utilizados de acordo com suas necessidades.
Juntos, podemos encontrar a melhor forma de investimento para você, de acordo com o seu perfil, de modo assertivo e inteligente!

Exponencial Investimentos

Nós, da Exponencial Investimentos, somos um escritório de agentes autônomos de investimentos (assessores de investimentos) devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nossos assessores são profissionais qualificados e preparados para atender as necessidades de investimentos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e, assim, proteger seu patrimônio com qualidade e segurança.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos com a gente. Fale com um de nossos assessores nesse LINK.

Aguardamos seu contato,

Até breve!

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts relacionados