O que é desbancarização?

Enquanto as pessoas têm necessidade de ter uma conta corrente para administrar o dia a dia dos seus recursos financeiros como o recebimento de salários e o pagamento de contas, a maioria das pessoas desconhece que podem ter um tratamento diferenciado para seus investimentos.  Isso através da utilização de profissionais especializados e de plataformas abertas de investimentos.

Nós brasileiros estamos muito acostumados com o canal bancário para tudo que é relacionado a dinheiro. Utilizamos o gerente do banco para todas as nossas necessidades financeiras, como financiamentos, linhas de crédito, pagamento de contas e também investimentos. Nos sentimos seguros no banco já que a instituição aparenta ser sólida e conseguimos resolver coisas “complicadas” como aplicações financeiras. Apesar disso constantemente nos sentimos insatisfeitos com o atendimento que recebemos do gerente do Banco. Quantas vezes o gerente não ligou para pedir aquela “forcinha” para atingir a meta do Banco e te fez adquirir aquele título de capitalização ou plano de previdência que você não queria?

Muitas vezes nem questionamos as condições dos produtos que nos são oferecidos justamente pela falta de conhecimento ou pela falta de tempo para analisar suas características. Simplesmente confiamos no gerente e esquecemos que ele é um funcionário do Banco obrigado a atingir metas de vendas e que está limitado aos próprios produtos do Banco.

Na Europa e principalmente nos Estados Unidos, esta realidade é bem diferente. As pessoas não cuidam de seus investimentos com o gerente dos Bancos. Isso é feito com os assessores de investimento (financial advisers) que são especialistas em planejamento financeiro. Hoje no Brasil, apenas 1% da população conhece este tipo de serviço enquanto que nos EUA 98% da população se vale de um assessor de investimentos para cuidar de suas aplicações financeiras, vide gráfico abaixo.

Canais de Distribuição

Diferente do gerente do Banco, o assessor de investimentos é um profissional que não mantêm um vínculo empregatício com uma instituição financeira. São profissionais autônomos e empreendedores que se valem de plataformas abertas de investimentos, como aquela da XP Investimentos, para oferecer seus conhecimentos sobre o mercado e sobre os produtos financeiros com completa isenção e comprometimento com o cliente. É o assessor de investimento que vai apresentar produtos que estejam alinhados com o perfil de investidor de seu cliente e oferecer oportunidades de investimento que muitas vezes os gerentes não têm a disposição.

A desbancarização já é uma realidade no Brasil e este fenômeno vai ajudar o brasileiro a sair da poupança e a investir melhor seu dinheiro.

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts relacionados