Queda de Juros e Oportunidades de Investimento

E o que isso significa?

Por um lado isso significa que política monetária do governo tem apresentado resultados diminuindo a inflação e colocando as condições para que a economia consiga se reativar. Por outro lado significa que o investidor terá que procurar investimentos com maior risco para ter uma rentabilidade parecida com a que a renda fixa lhe proporcionou em 2016.

O que significa assumir maior risco?

O investidor deverá migrar seus investimentos da renda fixa, que provavelmente estão vinculados a ativos que acompanham juros ou inflação, para investimentos que possuam renda variável, ou seja, ações de empresas. O risco pode ser controlado através da diversificação de produtos e controle sob suas respectivas volatilidades. Quando falamos de renda variável, o mais seguro é deixar a administração dos ativos a cargo de um gestor profissional e portanto utilizar fundos de investimentos multimercados.

Outra opção para diversificação são os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) que são derivativos que assumem posições de renda fixa e renda variável ao mesmo tempo. Os COEs podem ser classificados como capital protegido ou não. O risco dos COEs está relacionado ao emissor do título que pode entrar em default uma vez que não possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

De uma maneira geral é possível continuar a ter bons resultados em seus investimentos mesmo com a queda da taxa de juros. Basta procurar uma diversificação sobre ativos que possuem um pouco mais de risco, porém isto não quer dizer que o risco não seja controlado. Uma boa carteira de investimentos sempre diversifica seus investimentos entre renda fixa e renda variável reduzindo a exposição a poucos tipos de ativo.

A Exponencial – Assessoria de Investimentos é um escritório de assessores da XP Investimentos que pode auxiliar seus clientes na busca de carteiras de investimento que sejam diversificadas e com riscos que esteja de acordo com seu perfil de investidor.

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts relacionados