Saiba a importância da diversificação dos investimentos

Quando o assunto é aplicação financeira, um dos pontos mais abordados por diferentes analistas financeiros é a diversificação de investimentos. Realmente, trata-se de um cuidado básico e que todo investidor jamais deve perder de vista. Afinal, é justamente a variedade de tipos de ativos que promovem o equilíbrio em sua carteira de investimentos. Acompanhe o artigo e saiba a importância e a melhor forma de diversificar seus investimentos.

Basicamente, a diversificação dos investimentos consiste em distribuir o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos. A principal vantagem desta estratégia é reduzir os riscos das suas aplicações e garantir uma boa rentabilidade a médio e a longo prazo. Ou seja, diversificar investimentos significa investir em múltiplos lugares, e pode-se dizer que é também um planejamento usado tanto por investidores iniciantes quanto por pessoas que já estão em um nível avançado.

De uma maneira geral, todo investimento está sujeito a algum tipo de risco. Mesmo aplicações consideradas extremamente seguras podem sofrer perdas. Essas perdas podem ser causadas pela volatilidade nos investimentos, mudanças regulatórias ou, até mesmo, por alguma intervenção do Governo. Por isso, um princípio básico do gerenciamento de riscos é não concentrar os recursos em um único investimento. 

A prática ideal é distribuí-los entre ativos distintos, que não sejam influenciados pelos mesmos fatores. O princípio central da diversificação de investimentos é distribuir o seu dinheiro entre diferentes ativos com o objetivo de reduzir riscos e aumentar as chances de bons resultados.

 

Qual a melhor forma de diversificar os investimentos?

Defina seus objetivos financeiros

O primeiro passo para qualquer avaliação financeira é definir qual o objetivo e o horizonte de tempo pretendido para o investimento. Esses fatores vão determinar as principais características dos ativos em que o valor será aplicado.

Metas com valores bem definidos e prazos mais curtos, como um curso no exterior ou a compra de um imóvel, pedem investimentos mais previsíveis, como as aplicações de renda fixa, por exemplo. Já os objetivos mais distantes também permitem a diversificação em outras classes de ativos, como ações e fundos de investimento.

 

Esteja preparado para o cenário econômico

Definidos os objetivos e o prazo pretendido para a aplicação, o passo seguinte é pensar nos potenciais efeitos do ambiente macroeconômico sobre seus investimentos.

Você deve se perguntar como o alcance de sua meta financeira seria impactado por um aumento na taxa de juros ou pela aceleração da inflação, e ainda se há influência de outros aspectos econômicos, como a taxa de câmbio.

Com base nessa análise, deve-se identificar as categorias de investimentos que teriam melhor rentabilidade no cenário mais provável, mas também é preciso buscar alternativas que funcionem como proteção do seu patrimônio, caso um cenário alternativo se materialize.

Por exemplo, no caso do curso no exterior, é interessante considerar alguma aplicação indexada ao dólar, mesmo que a perspectiva futura seja de valorização do real. Neste sentido, a diversificação geográfica é uma estratégia interessante, pois é possível tornar a sua carteira mais resistente ao considerar investimentos no exterior.

 

Categoria de investimentos

Além da definição das categorias de aplicações mais adequadas aos objetivos estabelecidos, é necessário também observar a diversificação de investimentos dentro de cada uma dessas categorias.

Assim, caso seja definida alguma alocação em renda variável, deve-se selecionar ações de empresas em setores de atuação diferentes, cujos negócios reajam de forma distinta aos diversos cenários econômicos possíveis.

Já no caso dos investimentos em renda fixa, além de buscar a diversificação entre os vários indexadores disponíveis, o ideal é que também não haja concentração das aplicações em um número muito reduzido de emissores.

Dessa forma, pode ser uma alternativa adequada utilizar uma plataforma que ofereça diversas opções de títulos dessa categoria, como uma boa corretora de investimentos.

 

Atenção aos investimentos caros

Durante muitos anos, o mercado de investimentos foi dominado pelos grandes bancos, que ofereciam aplicações caras com rendimento de acordo com a taxa básica de juros, a chamada Selic. Agora, não faz mais sentido pagar caro por um investimento que rende pouco. Por isso, se você ainda investe no banco, reavalie as possibilidades. Você pode estar deixando dinheiro na mesa.

 

Simplifique a diversificação

Existem algumas opções de aplicações que, devido à sua forma de estruturação, permitem diversificar os investimentos de forma mais simples. Isso facilita o trabalho do investidor e, muitas vezes, acaba também reduzindo custos operacionais.

 

Exponencial Investimentos

Apesar de não ser um processo tão simples, a diversificação de investimentos é fundamental para a adequada gestão de riscos – tanto para o investidor mais qualificado quanto para o pequeno poupador. 

Ao utilizar essa estratégia, torna-se viável incluir aplicações mais arriscadas na carteira de investimentos. Com isso, é possível aumentar a rentabilidade média ao longo do tempo sem comprometer a segurança do patrimônio investido.

Agora que você conhece a importância da diversificação de investimentos, que tal fazer isso de forma simples e prática?

Saiba mais sobre a Exponencial Investimentos e veja como podemos ajudar você a montar uma carteira de investimentos alinhada ao seu perfil.

Somos um escritório de agentes autônomos de investimentos (assessores de investimentos) devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nossos assessores são profissionais qualificados e preparados para atender as necessidades de investimentos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Desse modo, seu patrimônio permanece protegido com qualidade e segurança.

Com a Exponencial você tem a orientação de especialistas e acesso a produtos de investimentos diferenciados que são utilizados de acordo com as suas necessidades.

Na hora de investir precisamos de um parceiro que entenda suas necessidades e ofereça boas opções de produtos. Não há como investir sem a ajuda de uma assessoria de investimentos.

Encontre as melhores maneiras de conquistar seus objetivos de investimentos com a gente. Fale com um de nossos assessores nesse LINK.

Aguardamos seu contato,

Até breve!

Compartilhe

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Posts relacionados